A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria de Administração, em parceria com Associação dos Trabalhadores e Funcionários Públicos Municipais de Botucatu (ATFPMB), iniciou a segunda etapa do De Bem com a Vida.
A primeira etapa do programa foi lançada em abril de 2013 e atendeu cerca de 200 servidores da Garagem Municipal Secretaria Municipal de Obras. Nesta segunda etapa, o programa atenderá servidores que trabalham no Paço Municipal, Departamento Pessoal, Câmara Municipal, Biblioteca Municipal e nas sedes das secretarias de Educação e Assistência Social.
O De Bem com a Vida é direcionado exclusivamente ? saúde dos servidores públicos municipais da Prefeitura de Botucatu, que conta com mais de 2.200 funcionários. A iniciativa busca diagnosticar precocemente doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além de outras disfunções que prejudicam o aparelho circulatório, e que juntas são responsáveis por um altíssimo índice de mortes no País e no mundo.
Pelo programa são ofertados aos servidores públicos municipais exames que apontarão os níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos e plaquetas sanguíneas. A coleta de sangue é feita no próprio local de trabalho do servidor, que é avisado previamente para que faça o exame em jejum.
Qualquer alteração nos valores destes exames será avaliada por um médico da Prefeitura que indicará o melhor tratamento para o caso, inclusive com acompanhamento de um profissional da área de nutrição disponibilizado pela ATFPMB.
O foco deve estar sempre na prevenção. Funcionários saudáveis, com qualidade de vida melhor, enxergam as coisas de forma mais positiva e isso reflete diretamente no trabalho dele, que é de prestar um bom serviço ? população. É um ciclo virtuoso, garante o secretário municipal de Administração Ricardo Salaro.
Segundo Cristiane Augusto Silva, assistente social da ATFPMB, cerca de 30% de servidores da Garagem Municipal que passaram pela primeira etapa do De Bem coma Vida, ao longo do ano passado, desconheciam a real condição de saúde que mantinham. Muitos agora incorporaram a atividade física na sua rotina, melhoraram a alimentação, emagreceram, o que também ajudou na autoestima deles, garante.
Compartilhe esta notícia